Ética x Mercado em um tabuleiro de Xadrez.

Hoje, como mais um dia cotidiano, estava eu a caminho para a última aula da disciplina de Análise e Expressão Literária do Professor Usabilidoido buscando um tema para mais um post. Passei então, a observar tudo que acontecia ao meu redor.

Ao me concentrar no que eu via, nada me veio a mente, foi então que me lembrei do Ócio Criativo de Domenico Demasi e chutei o balde, deixei a mente lá, jogada no sofá.

Xadrez

Xadrez no centro de Floripa - Foto: uberfotos

Já faz algum tempo que eu não caminhava no centro da cidade, e como designer curioso, fiquei observando uma mesa de xadrez onde rolava um jogo ferrênho entre dois senhores senis. Algumas coisas me chamaram a atenção como a linguagem corporal a cada xeque mate “Há, te peguei seu otário!” e principalmente a maneira como eles jogavam.

Durante o jogo, percebi que dificilmente se ganha de um bom oponente sem perder algumas peças. Bingo, me lembrei do código de ética da ADG e e o desafio de se estabelecer no mercado.

É um fato cotidiano.

Muitos designers desconhecem tal código de ética, e sinceramente, também não é muito comum no meio acadêmico, muito menos questionado, normalmente é mencionado nas disciplinas de Introdução ao Design quando dá tempo. (Aliás, quem me apresentou a ADG, foi um professor publicitário. Engraçado não?)

É impressionante ao ler o Artigo 3 “O Designer Gráfico visará sempre contribuir para o desenvolvimento do país, procurando aperfeiçoar a qualidade das mensagens visuais e do ambiente brasileiro” quando chega no seu email uma oportunidade de emprego onde você como designer gráfico precisa fazer “logozinho“, “marquinha” e “sitezinho” em uma “semaninha“.

…O Designer Gráfico terá sempre em vista a honestidade, a perfeição e o respeito à legislação vigente…” fica interessante quando o diretor de arte decide que a foto do Stock Images pode ser escaneada e utilizada, já que isso aqui é terra de ninguém, e o mais impressionante “…Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam desleal competição de preço por serviços profissionais…” quando a internet, o telefone e o alguel já estão atrasados a dois meses, e só restaram dois estagiários na sua empresa.

Mas como ser um designer ético, bem sucedido em um mercado completamente desleal, anti-ético e ignorante? Como ser um bom designer quando o seu chefe, quando te entrevistou só perguntou quantos trabalhos em Corel você já fechou? Como conquistar clientes quando a concorrência não considera impostos e prazos, vendendo templates a “deus dará”?

De quem é a culpa? Minha opinião, é toda nossa. Nós como professores, profissionais e estudantes de design, que viciamos o mercado no “copia e cola”, deixando o pacto silêncioso pela mediocridade usando o subterfúgio da sobrevivência para dormir com a consciência tranquila. “Dane-se o povo, paguei minhas contas e comprei meu iPhone.

Êêê seu Wollner!

Êêê seu Wollner!

Lembro-me bem de atitudes mais radicais como testemunha Alexandre Wollner em um de seus livros, e principalmente o comprometimento com o design em situações fundamentais para o desenvolvimento do país, e ao mesmo tempo, me recordo que em 20 minutos de palestra com o mesmo Alexandre Wollner, 90% do auditório de alunos já havia saído porque ele estava falando de coisas chatas enquanto Ronald Kapaz estava no saguão recebendo uma enxurrada de portifólios e cartões de visita.

O designer brasileiro, seja qual for a habilitação, vive basicamente o mesmo paradigma do xadrez, contra um inimigo forte, não há como ganhar sem perder algumas peças.

“Design é um projeto adequado, não só para o marketing ou a decoração, um projeto adequado para o uso humano, a confissão da necessidade humana” Alexandre Wollner.

Anúncios

0 Responses to “Ética x Mercado em um tabuleiro de Xadrez.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Delicious


%d blogueiros gostam disto: