Design pode trazer felicidade?

O design de produtos passa por uma fase interessante. Além de resolver problemas de uso e estética, alavanca as funções simbólicas como fator determinante nas vendas. Nós designers e consumidores sem sombra de dúvida somos mais felizes do que nunca. Podemos adquirir produtos, que tornam nossa vida mais fácil ou pelo menos mais glamurosa.

Se por um lado, as pessoas conquistam facilmente seus objetivos, por outro, os objetivos precisam ser

Xuning Clássico

Xuning Clássico

 constantemente renovados pois não é raro encontrarmos cada vez mais pessoas entediadas no final de semana, ou com aquela depressão pós descobrimento de todas as novidades do seu produto. E pior, normalmente, são as que mais adquirem coisas, e que adoram dar aquela voltinha de final de semana com o carro novo, sem ter pra onde ir, só pra desfilar…

 

O mais interessante, é que, na maioria das conversas, muitos de nós medimos  nossas suas conquistas com produtos ou bens de consumo. 

Podemos nós designers projetar a felicidade alheia?

Stefan Sagmeister acredita que sim, e aponta suas considerações no interessantíssimo vídeo abaixo:

iPhone quebrado

iPhone quebrado

 

Um bom exemplo que uso é a maneira como a Apple apresenta propagandas (que vem sendo copiado por algumas empresas de computadores) como “Tenha uma vida mais feliz com um MAC”, é o que comunicam as campanhas com músicas infantilizadas e aquele ar de “faça coisas complexas como se estivesse brincando!”

É óbvio que o Tio Jobs conhece muitobem a equação compre use e seja feliz. Eu mesmo vivo achando que seria mais feliz com um iPhone da Tim de natal, mas eu não sei o quão feliz eu ficaria se um dia ele quebrasse. 

Afinal de contas, temos que projetar para que as pessoas fiquem mais felizes com os produtos? O que é mais importante? Felicidade ou a tradicional solução de problemas?

Anúncios

0 Responses to “Design pode trazer felicidade?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Delicious


%d blogueiros gostam disto: